A presença dos clássicos greco-romanos no cinema: recepção e reinvenção
Profa. Dra. Elaine C. Sartorelli (DLCV - FFLCH )
Programa:
1. O Desprezo, Jean Luc Godard, França, 1963
2. Um Olhar a Cada Dia, Theo Angelopoulos, Grécia, 1995
3. Filme de Amor, Júlio Bressane, Brasil, 2003
4. Oldboy, Park Chan-wook, Coréia do Sul, 2003
5. Poderosa Afrodite, Woody Allen, EUA, 1995
6. Orfeu, Cacá Diegues, Brasil,1999
7. Os Doze Trabalhos, Ricardo Elias, Brasil, 2007
8. O Silêncio dos Inocentes, Jonathan Demme, EUA, 1991
9. Dia de Treinamento, Antoine Fuqua, EUA, 2001
10. Medéia, PierPaolo Pasolini, Itália, 1969
Objetivo:
O curso tem como objetivo aproximar os alunos dos cursos de Estudos Clássicos dos mitos antigos, tal como são reelaborados pelo cinema. A cada aula será estudada uma narrativa da mitologia greco-latina, seguida de sua releitura atualizada pela cinematografia atual. Cenas de filmes serão projetadas como ilustração do mito em questão. As aulas terminarão com um debate sobre a recriação do conteúdo clássico em contexto contemporâneo e, portanto, sobre os limites e possibilidades da recepção.
Público Alvo: Interessados em geral.
Carga horária:
30 h
Vagas:
máximo: 80 alunos
mínimo: 20 alunos
Promoção:
Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, da FFLCH/USP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário