quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Revolucionários e Tiranos - Alfredo Oscar Salun

Revolucionários e Tiranos
Temas de História Contemporânea
Alfredo Oscar Salun
(Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Foi professor de História Contemporânea II da PUC/SP. É professor de História Contemporânea I e II e de Sociologia da Educação da Universidade do Grande ABC, onde coordenou o curso de História)

ou
ou pelo e-mail: todasasmusas@gmail.com

Um comentário:

  1. Este livro foi elaborado a partir da experiência docente no conteúdo curricular da disciplina de História Contemporânea, ministrada em instituições de ensino superior, ocasião em que foi idealizada a produção de textos de apoio aos discentes. Foi escolhido um tema gerador “Revoluções e Tiranias” e, a partir dele, três movimentos que estão ligados entre si pela proposta de superação ou rompimento com a estrutura social, política e econômica estabelecida:

    A Revolução Francesa que, com seus ideais, moldou uma nova sociedade em substituição ao Antigo Regime, tendo a frente os estratos sociais burgueses e o desenvolvimento do sistema capitalista;

    A Revolução Russa, com a possibilidade de realização do projeto socialista e a criação de uma sociedade mais justa, tendo por base os princípios marxistas para a superação do capitalismo;

    O Nazismo, que advogava em seu discurso ser o depositário de uma nova ordem em oposição à democracia liberal e o comunismo, considerados como ideologias ultrapassadas.

    Abordamos uma discussão sobre as diferentes interpretações em relação a esses fenômenos, destacando também a produção cinematográfica e orientando sua utilização em sala de aula. Este livro colabora ainda com biografias, verbetes e indicações de obras literárias e artísticas, podendo ser usado no ensino médio, universitário e no interesse do público em geral.

    ResponderExcluir