sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Canteiro de Obras - Escritos sobre a Literatura Portuguesa - Francisco Maciel Silveira


Canteiro de Obras
Escritos sobre a Literatura Portuguesa
Francisco Maciel Silveira
(Professor Titular de Literatura Portuguesa na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo FFLCH-USP)


ou 


ou pelo e-mail: todasasmusas@gmail.com
   

Um comentário:

  1. A coletânea reúne ensaios que percorrem, do século XVI ao XX, autores e obras cuja importância se aquilata pelos nomes e títulos que têm.

    Do Quinhentismo destacam-se Antônio Ferreira e Camões. O Barroco aparece representado por Antônio Vieira e Manuel Bernardes. A utopia árcade é examinada a partir de um soneto de Bocage. Uma viagem à roda de Viagens na minha terra traz-nos Almeida Garrett. A obra de Eça de Queiroz merece quatro ensaios que lhe examinam a evolução do Realismo/Naturalismo rumo ao fradiquismo parnasiano e neo-garretista. Cesário Verde com sua antecipadora modernidade a arregalar as olheiras ainda românticas do Realismo não poderia ser esquecido. A exemplo, claro, de Fernando Pessoa(s), de cuja heteronímia se extrai uma essência neo parnasiana (coincidentemente olavo-bilaquiana!) e se destacam as figuras de Caeiro, Reis, Álvaro de Campos e Fernando-Pessoa-ele-mesmo-um-outro com sua Mensagem. Por último, mas não em subalterno lugar, a poesia de Miguel Torga a exigir o reconhecimento de sua singularidade num Presencismo aterrado pelas presenças numinosas de José Régio e da Divindade.

    Samir Savon (Do prefácio)

    ResponderExcluir