Programa:
O curso contará com cinco encontros, cujas descrições se encontram abaixo:
Aula 1 “Os personagens-chave de Harry Potter”
Apesar de J.K. Rowling ter escrito uma série cujo título traz o nome de um único personagem, a narrativa como um todo não é apenas sobre este único personagem. Dessa forma, discutiremos como Harry Potter, Rony Weasley, Hermione Granger e Alvo Dumbledore foram construídos e como eles são importantes para entendermos a formação do personagem principal.
Professora: Beatriz Masson
Bibliografia específica
CANDIDO, Antonio (et. al.). A Personagem de Ficção. São Paulo: Perspectiva, 2014.
(reimpressão da 13a edição).
ECCLESHARE, Julia. A guide to Harry Potter novels. Londres: Bloomsbury, 2002.
ECO, Umberto. Apocalípticos e Integrados. Tradução de Pérola de Oliveira. São Paulo:
Perspectiva, 2015. (reimpressão da 7a edição).
ROWLING, J.K. Harry Potter e a pedra filosofal. Tradução de Lia Wyler. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
_____________. Harry Potter e a ordem da fênix. Tradução de Lia Wyler. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.
_____________. Harry Potter e o enigma do príncipe. Tradução de Lia Wyler. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.
_____________ . Harry Potter e as relíquias da morte. Tradução de Lia Wyler. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
Aula 2 “Harry Potter: herói romanesco”
A partir dos pressupostos de Northrop Frye e Joseph Campbell, proporemos um debate sobre como Harry Potter, o personagem, dialoga com a tradição literária do herói romanesco.
Professora: Beatriz Masson
Bibliografia específica
CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. Trad. Adail Ubirajara Sobral. 13. ed. São Paulo, SP: Cultrix, Pensamento, 2010.
FRYE, Northrop. The secular scripture: a study of the structure of romance.
Massachussetts: Harvard University Press, 1976.
ROWLING, J.K. Harry Potter e a pedra filosofal. Tradução de Lia Wyler. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
____________. Harry Potter e a câmara secreta. Tradução de Lia Wyler. Rio de
Janeiro: Rocco, 2000.
____________, Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban. Tradução de Lia Wyler. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
____________. Harry Potter e o cálice de fogo. Tradução de Lia Wyler. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
____________. Harry Potter e as relíquias da morte. Tradução de Lia Wyler. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
WOLOSKY, Shira. The Riddles of Harry Potter. New York: Palgrave Macmillan, 2010.
Aula 3 “Harry Potter: indivíduo em formação”
Tendo em vista a longa tradição narrativa do romance de formação, que já foi debatida por Lukács e Bakhtin, discutiremos como Harry Potter, a série, retoma e revê o tema do indivíduo em formação.
Professora: Beatriz Masson
Bibliografia específica
BAKHTIN, Mikhail. Questões e de literatura e estética. Tradução de Aurora F.
Bernardini. São Paulo: Editora Hucitec, 2000.
LUKÁCS, Georg. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. Tradução de José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Editora 34, 1967.
ROWLING, J.K. Harry Potter e a pedra filosofal. Tradução de Lia Wyler. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
____________. Harry Potter e a câmara secreta. Tradução de Lia Wyler. Rio de
Janeiro: Rocco, 2000.
____________, Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban. Tradução de Lia Wyler. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
____________. Harry Potter e a ordem da fênix. Tradução de Lia Wyler. Rio de
Janeiro: Rocco, 2003.
____________. Harry Potter e as relíquias da morte. Tradução de Lia Wyler. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
Aula 4 “As construções dos masculinos e dos femininos em Harry Potter”
À luz dos recentes debates inseridos no campo dos Estudos de Gênero, serão analisadas nessa aula as construções das personagens masculinas e femininas, a forma como se dão suas relações e as expressividades de suas sexualidades. Serão tecidos comentários
especialmente acerca das personagens Harry Potter, Hermione Granger, Rony Weasley, Gina Weasley, Lilá Brown, Gilderoy Lockhart e Alvo Dumbledore.
Professor: Victor Menezes
Bibliografia específica
BELL, Christopher E. (Org.) Hermione Granger saves the world: essays on the feminist heroine of Hogwarts. McFarland, 2012.
BELL, Christopher E. (Org.) Wizards vs Muggles: essays on identity and the Harry Potter Universe. McFarland, 2016.
CAMACCI, Lauren R. “The Prisoner of Gender: Masculinity in the Potter Books”. In. BELL, Christopher E. (Org.) Wizards vs Muggles: essays on identity and the Harry Potter Universe. McFarland, 2016, p. 38-61
Aula 5 “Harry Potter, a crítica literária e a voz do leitor.”
Por meio da discussão da recepção tanto da crítica especializada quanto dos leitores reais da série, traçaremos paralelos sobre os significados e valores produzidos e difundidos pela obra em ambas as esferas. Para uma análise mais pontual, também discutiremos sobre o espaço acadêmico e as suas relações com obras artísticas populares e o processo cultural contemporâneo, utilizando Harry Potter como um objeto de estudo.
Professores: Beatriz Masson Francisco e Luiz Felipe Baute
Mais informações, acesse:
Nenhum comentário:
Postar um comentário