A Psicoterapia para o Desbloqueio
da Escrita é indicada para aquelas pessoas que se sentem bloqueadas durante
suas vidas acadêmicas, no que tange a produção de um texto – desde um artigo
até uma tese ou pesquisa de pós-doutorado –, enfrentando dificuldades para
organizar o pensamento, otimizar o tempo ou se orientar em meio às leituras
solicitadas. Indicada também para quem se comunica muito bem verbalmente mas
que, ao precisar escrever, apresenta uma expressividade de menor fluência linguística
e/ou textual.
Em face a estas situações, a frustração,
a ansiedade, a depressão e mesmo as crises de pânico se instalam, impedindo aos
alunos-pesquisadores dar continuidade a sua vida acadêmica. Dessa maneira, a
Psicoterapia para o Desbloqueio da Escrita visa reelaborar a experiência
angustiante dos entraves de escrita, os quais invariavelmente têm suas raízes
em questões emocionais – medo, confusão, desnorteio etc.
Esta modalidade psicoterapêutica busca identificar
os padrões limitantes que bloqueiam a livre expressão escrita – possibilitando a
ressignificação de uma possível experiência acadêmica negativa – por meio da organização,
desenvolvimento e expressão das ideias, guiando o paciente rumo à libertação
destes mesmos padrões limitantes e ao resgate da autoria de suas próprias
ideias. Retomando o poder de escrever sua própria voz e história na produção de
seus textos acadêmicos, o aluno-pesquisador, consequentemente, obterá sucesso e
qualificações em sua área de pesquisa.
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