sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Sobre um novo ano



Saiba mais sobre a Editora e sobre a Revista Acadêmica em:

Mais informações, escreva para:
todasasmusas@gmail.com

Acesse o nosso Facebook


terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Leia artigo sobre o livro "Aos pés de Batman", de Joaquim Paiva

A poética do simulacro: a dialética homem versus visão em "Aos pés de Batman", de Joaquim Paiva.



Flavio Pereira Senra 
(Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Docente de Língua Portuguesa e Literaturas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus Duque de Caxias)

e

Rafael Ottati
(Doutorando em Literatura Comparada, pelo Programa de Pós-Graduação Ciência da Literatura (UFRJ). Bolsista do CNPq)

"Aos pés de Batman", obra do diplomata e fotógrafo Joaquim Paiva, reúne poemas que transgridem o uso tradicional da linguagem e das convenções do texto poético, como a ausência de pontuação e a subversão da sintaxe. Ademais, há um entrecruzamento de gêneros discursivos. Para tal, o eu-lírico utiliza elementos da arte fotográfica, como o zoom, além de recursos estilísticos que permitem uma análise à luz da discussão contemporânea sobre os simulacros platônicos, sob o viés de Gilles Deleuze. Palavras-chave: simulacro; Joaquim Paiva; interdiscursividade; multifocalidade.  

Leia na íntegra em:

Na edição:

Outra edições no link da Revista Acadêmica:

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Notícia: Eloir Jr. ilustra com arte o calendário 2017 da Paraná Turismo

No Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento (ONU – Organização das Nações Unidas), a Paraná Turismo realiza o anuário 2017 com o título “Lendas: Cultura Turística”, colorido com arte, pesquisa, cultura e bom gosto pelo artista plástico Eloir Jr., o projeto tem o apoio do SEBRAE e Governo do Estado do Paraná.



Este tema evidencia o que há de mais autêntico na sabedoria popular, as nossas lendas, que resgatadas do imaginário dos índios e caboclos, atualmente compõem também a matéria- prima para o turismo paranaense.



“Extasiados diante de tamanha grandiosidade e beleza da terra em que viviam, seus primitivos habitantes atribuíam-lhes intervenção divina, buscando no sobrenatural, por exemplo, o motivo da origem das magníficas Cataratas do Iguaçu, das misteriosas formações de Vila Velha, da selvagem Gruta das Encantadas, ou ainda a existência de espécies para eles sagradas, como da Araucária, da erva-mate e da gralha azul.
Garimpando a natureza e a alma ingênua do povo, o paranista Eloir Jr. transforma as lendas em arte expressando-se de maneira singular fazendo que seus personagens povoem as telas em uma simbiose perfeita entre diferentes culturas formatadas através das matriochkas e babuchkas trazidas pelos eslavos que aqui se radicaram”, relata Marilda Gadotti, supervisora técnica do projeto.
O Artista explica que: “é um resgate da cultura popular, dos costumes e do imaginário dos índios e dos caboclos paranaenses que transporta para as telas, em perfeita harmonia com a sua temática e linguagem pictórica eslava, que resulta em um trabalho alegre e colorido, inspirado no paranismo que lhe é inato”.



Jacó Gimennes, Presidente da Paraná Turismo finaliza: “Um trabalho que muitos nos honra e que engrandece o Turismo do Paraná”.

A iniciativa do projeto foi do departamento de Estudos e Pesquisas da PRTUR; Supervisão Técnica de Marilda Gadotti; Criação e Arte, Julia Yukari; Supervisão Gráfica de Maria Regina Monticelli/ Departamento de Publicidade e Propaganda da Paraná Turismo.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Artigo: Desacomodando imagens: Reflexões sobre o problema da adaptação para o cinema

“Por que a imagem e não o nada?” pergunta Régis Debray em seu livro sobre a construção do olhar ocidental (1994). Ao delinear os limites das coisas, a representação impede-as de se dissolverem no caos do mundo. Este artigo trata de possíveis maneiras de organizar a relação de costura entre imagens e seus referenciais, a partir do intercâmbio entre as linguagens das histórias em quadrinhos e do cinema. 

Gêisa Fernandes D´Oliveira 
Doutora em Comunicação (ECA/USP). Pesquisadora do Observatório de Histórias em Quadrinhos - USP e colaboradora do International Journal of Comic Arts. 
E-mail: geisaf@hotmail.com 



Leia na íntegra em:

Na edição:

Outra edições no link da Revista Acadêmica:


quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Artigo de Marcos Fabris: A fotografia, o museu e a crítica de arte

Este artigo pretende discutir o papel que ocupa a fotografia no âmbito das relações entre arte e sociedade, problematizando a premissa crítica do teórico inglês John Berger, que sugere o distanciamento das artes fotográficas tanto dos museus quanto de outras produções artísticas consideradas mais nobres, notadamente as artes não reprodutíveis como a pintura ou a escultura. 


Marcos Fabris (é doutor pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Fez pós-doutorado na Columbia University - Nova York e na Université Paris Ouest Nanterre - Paris. Atualmente desenvolve projeto de pesquisa de pós-doutoramento no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, MAC-USP, onde pesquisa as relações entre pintura e fotografia).




Leia na íntegra em:

Na edição:

Outra edições no link da Revista Acadêmica:

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Lançamento: A Professora Valéria, de Milan Trsic

A Editora Todas as Musas orgulhosamente anuncia o lançamento do mais recente trabalho de:

MILAN TRSIC
(Doutor em Física Teórica Molecular pela Universidade de Paris. Professor titular aposentado da USP de São Carlos, ex-diretor do Instituto de Química de São Carlos, romancista e escritor)

A Professora Valéria



Para adquirir, acesse o link da Livraria da Editora em:

Mais informações, escreva para:
todasasmusas@gmail.com

Conheça a Página do Autor:



sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Divulgação: Coleção de arte dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo

Sobre o Acervo de arte dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo
O acervo de arte dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo reúne peças que acompanham a história dos edifícios, desde a primeira sede de governo, no Pateo do Collegio (1765 a 1932), aos palácios dos Campos Elíseos (1911 a 1965), do Horto (1949 a 2012), dos Bandeirantes e Boa Vista (ambos desde 1964).



Centro Cultural Fiesp
Galeria de Arte do Sesi-SP
av. Paulista. 1.313 - em frente à estação de Trianon-Masp do Metrô


quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Prof. Edu e seu livro são notícia no Portal Anhembi Morumbi

Professor do curso de RTV lança livro sobre cultura do ouvir

30 de novembro de 2016 11h49

Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e Doutor em Teorias e Políticas em Educação, Carlos Eduardo de Almeida de Sá, ou Professor Edu, como é carinhosamente chamado por seus alunos, acaba de lançar seu primeiro livro “Uma Viagem de Descobrimento – A Cultura do Ver e do Ouvir e a Sala de Aula, pela Editora Todas as Musas.



Lei na íntegra em:

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Virginia Woolf e as artes: o farol, o mar, a literatura e a pintura impressionista





Resumo: A comparação entre as artes é um topois tão antigo em nossa cultura que remonta à aurora da civilização. A partir dos movimentos impressionistas e pós-impressionistas, nota-se, com mais frequência, a sistematização de trocas teóricas e metodológicas empreendidas pelos artistas. Este artigo pretende, em um primeiro momento, discutir questões relativas à correspondência entre as artes e as mídias e, em um segundo momento, propor uma leitura do romance Passeio ao farol, de Virginia Woolf, com o propósito de destacar a relação que este mantém com as técnicas do Impressionismo pictórico. 


Lei na integra o artigo do prof. Neurivaldo Campos Pedroso Junior (Doutor em Literatura Comparada pela UFRGS. Pós-doutor em Letras pela UFRGS. Professor Adjunto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).






quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Prefácio de Liane Zanesco (PUC-RS) para A Luz de Rembrandt

Leia um excerto do prefácio da profa. Liane Mroginiski Zanesco (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) para o livro de Ubiratan Paiva de Oliveira


segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Lançamento: A luz de Rembrandt

A Editora Todas as Musas orgulhosamente anuncia o lançamento do mais recente trabalho de:

(Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutor em Literatura Comparada)

A luz de RembrandtDa pintura no cinema

Com prefácio da profa. Liane Mroginiski Zanesco
(PUC do Rio Grande do Sul)



Para adquirir, acesse o link da Livraria da Editora em:

Mais informações, escreva para:
todasasmusas@gmail.com

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Encontro com o escritor Manuel Filho no Espaço dos Escritores do Grande ABC

Caminhos das histórias. Como escrever uma história? Por que escrevê-la?
 
Com o escritor Manuel Filho
 

 
São muitos os caminhos para se chegar até um leitor. 
 
Inventar um conto, uma crônica ou uma poesia é exercitar nossa imaginação, talvez seja a tentativa de mostrar ao outro o que temos de melhor, algum desejo de incrementar a empatia por uma causa ou ideia.
 
Assim, durante uma conversa sobre o processo criativo, o autor Manuel Filho irá explorar as variadas possibilidades para se contar uma história, desde seus aspectos básicos até os mercadológicos.
 
Um momento para tirar as ideias da cabeça e, quem sabe, colocá-las no papel.
 
 
O evento é promovido pelo Núcleo de Escritores do Grande ABC, sediado no Espaço dos Escritores do Grande ABC da Biblioteca Municipal Nair Lacerda, cujas reuniões acontecem quinzenalmente às sextas-feiras e estão abertas a todos os interessados.
 
                               
Manuel Filho, escritor, agraciado com o prêmio JABUTI 2008, possui mais de 45 livros publicados por editoras como Melhoramentos, Ática, Saraiva, Editora do Brasil, Panda Books, Mundo Mirim, Prumo, Paulus, Besouro Box, Escala Educacional, entre outras.Em 2015, foi o patrono da 24ª. Feira Literária da cidade de Carlos Barbosa (RS).
Seu livro, O SUMIÇO DA LUA, integrou o catálogo da Feira do Livro Infantil de Bologna-2015 e seu livro SENSOR, O GAME, fez parte do catálogo oficial da CBL (CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO) na feira do livro em Frankfurt/2013.
Foi finalista, em 2013, do prêmio Açorianos de literatura com o livro A MENINA QUE PERDEU O TREM, da Besouro Box.
Finalista, em 2016, do Prêmio Jabuti com o livro VENTO FORTE, DE SUL E NORTE, da Editora do Brasil.
 

 
Dia 2 de dezembro de 2016 (sexta-feira), a partir das 19h30
 
 
Biblioteca Nair Lacerda
Praça IV Centenário, s/no.
Centro
Santo André – SP
Tel.: 4433-0768